É com muito orgulho que iniciamos as nossas atividades aqui no Sociologia na Tela!
Este blog, mantido pelo PIBID de Sociologia da UFMG, será atualizado quinzenalmente, e trará uma série de filmes, musicas e textos dos quais pudermos extrair das mais variadas reflexões sociológicas. Como fazemos parte de um programa de iniciação a docência, um dos nossos principais objetivos aqui é disponibilizar materiais que sirvam de base para o desenvolvimento de aulas e discussões no ensino médio, servindo tanto para os professores quanto para os alunos.
Abaixo, a nossa proposta de blog:
Blog "Sociologia na Tela"
Objetivo:
Construir um blog
multimídia no qual os temas da sociologia sejam tratados de forma
crítica e desnaturalizadora, a partir de materiais diversificados
(filmes, documentários, músicas, poemas etc) que sirvam de
arcabouço para discussões enriquecedoras e de bom aproveitamento
didático.
O objetivo principal
do blog é criar uma plataforma virtual que sirva de base para
professores e alunos de sociologia no ensino médio no que se refere
a conteúdos audiovisuais. O site irá abrigar principalmente filmes,
documentários e clipes que tenham um viés crítico ao tratarem de
temas da sociologia, como educação, desigualdade, sexualidade,
violência, identidade, alteridade, movimentos sociais, política
etc.
Cada postagem do blog
– alimentado quinzenalmente – conterá um link para um filme,
documentário ou música, acompanhado de uma pequena resenha sobre o
vídeo e/ou sobre o tema tratado, podendo incluir referências
bibliográficas e a outros materiais referentes à discussão. Além
dos vídeos e textos anexos, o blog também abrigará módulos de
aula criados pelo PIBID e por alunos dos Laboratórios de Ensino da
licenciatura em Sociologia, links de sites relacionados e uma sessão
para comentários e sugestões.
Justificativa:
Quando falamos de
sociologia no ensino médio, devido a seu frescor de disciplina
recém-criada, surgem muitas dúvidas sobre o que tratar e como
tratar de assuntos pertinentes à sociologia. Nós do PIBID de
Sociologia da UFMG acreditamos que a melhor forma de trabalharmos os
assuntos da sociologia na escola não é introjetando textos de
clássicos ou manuais de sociologia nos alunos do ensino médio, mas,
sim, extrair dos contextos sociais deles o substrato para discutirmos
os temas e questões. Não basta apenas aproximarmos a sociologia da
conjuntura da escola e da vida dos alunos, mas também temos que
procurar formas de germinar discussões a partir de materiais que
instiguem os alunos a refletirem e a interessarem-se pela matéria.
Portanto, quanto mais contato temos com os alunos do ensino médio,
mais percebemos que os materiais que mais atraem os alunos para as
discussões não são necessariamente os textos, mas, principalmente,
a utilização de recursos não tão usuais nas salas de aula
(especialmente nas escolas públicas), como filmes, poesias, peças
de teatro e músicas. De forma alguma queremos subestimar a importância
dos textos escritos e dos clássicos da sociologia, estamos apenas
buscando novas formas de introduzir a sociologia para os estudantes
nas escolas, tentando achar a melhor maneira de instigarmos a
reflexão sociológica nos alunos. Dessa forma, ao criarmos pontes
entre a arte, a sociologia e os contextos sociais dos alunos,
buscamos estabelecer uma forma mais humana e menos rígida de
tratarmos as ciências sociais no ensino médio, fugindo dos padrões
de ensino das ciências em geral na escola, geralmente desvinculadas
de seu teor histórico e social, o que tende a criar paradigmas nada
positivos no que se refere ao conhecimento e a educação nos
colégios e faculdades.
Gostei muito! O blog de vocês será muito útil para minhas aulas. Tenho 3 aulas de Sociologia e confesso que não é fácil atrair a atenção dos alunos para determinados assuntos....Através de filmes torna-se muito prazeroso tanto para os alunos quanto ao professor.
ResponderExcluir